CELEBRAÇÕES (AS) DO DIVINO ESPÍRITO SANTO: UM ELO ENTRE BRASIL E AÇORES NAS RELAÇÕES DE TRADIÇÃO E (RES)SIGNIFICAÇÃO DA CULTURA Elis Regina Barbosa Angelo
A formação das festas do Divino Espírito Santo: Os elos com o passado
Ao longo da história dos açorianos, a festa1 tornou-se algo significativo em seu cotidiano, como forma de sociabilidade, comensalidade e também como uma tradição religiosa, perpetuada até a atualidade na cidade de São Paulo, escolha de muitos dos emigrados dos Açores. Destas festividades, percebe-se na trajetória bíblica, o seu sentido, a partir do surgimento e manifestação do Espírito Santo e sua construção simbólica por meio das passagens que constam no evangelho. O nascimento de Jesus Cristo e o de João Batista são
considerados os primeiros atos que demonstram o surgimento do Espírito Santo, ou suas primeiras manifestações. A vinda do Espírito Santo a partir da aparição do anjo para Maria, na trajetória de concepção de Jesus Cristo, é para os católicos o início dos seguimentos religiosos e da crença no Divino.
A partir dessa concepção do nascimento do filho de Deus, inicia-se a construção dos ensinamentos bíblicos e das manifestações do Espírito, que, condicionadas aos ensinamentos católicos, acabam traçando os movimentos pelos quais as representações culturais religiosas vão ao longo de sua história sendo elaboradas e reelaboradas. |