Estudos

EXPERIÊNCIA (A) LIBERTÁRIA DE UM PORTUGUÊS NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA POLÍTICA E INTELECTUAL DE MOTA ASSUNÇÃO. (1899-1910)

Angela Maria Roberti Martins
Documento PDF A experiência libertária de um português na Primeira República uma análise da trajetória política e intelectual de Mota Assunção (1899-1910).pdf
Este texto é parte de uma investigação sobre a experiência libertária de portugueses no Rio de Janeiro entre os anos finais do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Militantes estrangeiros, com destaque aos portugueses fixados na cidade, marcaram presença privilegiada tanto nas ações políticas quanto nas atividades socioculturais implementadas pelo conjunto dos libertários, como foi o caso de J. Mota Assunção. Sua militância entre os anarquistas, apesar de breve, foi densa e polêmica e sua obra relativamente vigorosa. O presente texto destina-se a perscrutar a contribuição desse imigrante português para os movimentos de luta política e as mobilizações socioculturais que os libertários entreteceram no cotidiano da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, toma por base alguns de seus textos, como artigos, livros, poemas, peças de teatro social, contos e folhetins, de forma a compreender as dimensões de sua militância no momento mesmo de constituição e organização dos movimentos operário e anarquista no Rio de Janeiro. A experiência libertária do português Mota Assunção pode ser tomada como referência significativa da presença portuguesa no movimento anarquista na cidade. Aponta que a contribuição dos imigrantes portugueses para o movimento anarquista no Rio de Janeiro teve grande densidade e seguiu um longo percurso, sendo, por isso mesmo, uma história ainda por escrever.