COLÔNIA (A) PORTUGUESA EM SANTOS/SP, AO FINAL DA PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA (1929) Maria Apparecida Franco Pereira
A presença dos portugueses como grupo imigrante mais numeroso no território brasileiro, em especial no período da Primeira República brasileira (1889-1930) é notória para o desenvolvimento econômico do país e isso foi se tornando patente no correr desses anos. Tanto assim que as lideranças lusas encetaram a produção de uma obra que buscou mostrar ao mundo europeu a pujança da imigração lusitana no Brasil.
Trata-se do Álbum da Colônia Portuguesa no Brasil. Destacar o valor desta fonte histórica dará oportunidade de apreciar as realizações e não somente os enfrentamentos e as mazelas de um povo aventureiro e trabalhador.
Posto que os imigrantes só raramente contam a sua própria história ou aparecem nos debates públicos sobre a emigração, as fontes mais abundantes e mais facilmente acessíveis sobre a emigração são geralmente elaboradas por outros – políticos, burocratas, diplomatas – com interesses próprios a defender. São raros os esforços de simpatia no sentido de tentar compreender os emigrantes do ponto de vista das suas próprias dificuldades e oportunidades. |