Estudos

HOSPEDARIA (A) CENTRAL: A ILHA DAS FLORES COMO A ANTE-SALA DO PARAÍS0

Beatriz Kushnir
Documento PDF A HOSPEDARIA CENTRAL A ILHA DAS FLORES COMO A ANTE-SALA DO PARAÍS0.pdf

A Ilha das Flores, no litoral da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, consagrou-se como uma arena de isolamentos, prisões e quarentenas, existindo tanto a hospedaria para imigrantes em quarentena epidemiológica, como cárceres militares para presos políticos em 1922 (lá estiveram os revoltosos do Levante do Forte de Copacabana, como os tenentistas Cordeiro de Faria e Juarez Távora), 1930, 1935, 1942 (após o governo Vargas ter rompido relações com a Alemanha e a Itália, são instalados "campos de concentração" para "estrangeiros perigosos") e no pós-1964.

Nas malhas da burocracia do Estado brasileiro, a Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores foi desativada em meados da década de 1 960. O presídio, não. Serviu também como espaço para o encarceramento de presos políticos na ditadura civil-militar do pós- 1964. Naquele período, abrigou como presos políticos os militantes das esquerdas armadas que foram torturados nas bases do Cenimar (Centro de Informações da Marinha), um dos órgãos de repressão no Rio de Janeiro, que tinha como base a Ilha das Cobras, atual 1.º Distrito Naval. 

As hospedarias de imigrantes foram estruturas especificamente criadas a partir da segunda metade do século 1 9 para receber cidadãos estrangeiros recémchegados ao Brasil, que seriam posteriormente destinados ao trabalho rural no interior do país, ou aos serviços urbanos em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Acolheram imigrantes europeus, mas também havia árabes e japoneses a partir de 1908. Os que aportavam com enfermidades, o que não era raro, permaneciam em quarentena antes de regularizarem sua entrada em solo brasileiro, e as hospedarias eram encarregadas de atendê-los. Entre as mais importantes hospedarias que funcionaram no Brasil, destacam-se: 

  • Hospedaria de imigrantes de São Paulo;
  • Hospedaria de imigrantes de Campinas (São Paulo) ;
  • Hospedaria d e imigrantes d o Pinheiro (Espírito Santo);
  • Hospedaria de imigrantes de Vitória (Hospedaria da Pedra d'Água);
  • Hospedaria de imigrantes de Alfredo Chaves (Espírito Santo) ;
  • Hospedaria d e imigrantes d a Ilha das Flores ( Casa dos Imigrantes do Rio de Janeiro, Hospedaria Central);
  • Hospedaria de imigrantes do Saco do Padre Inácio (Florianópolis) .