Estudos

REGISTRO DE IMIGRANTES: ESTRATÉGIA DE PESQUISA

Ismênia de Lima Martins
Documento PDF REGISTRO DE IMIGRANTES ESTRATÉGIA DE PESQUISA.pdf

O presente texto integra um esforço investigativo iniciado em novembro de 2005, quando o Cepese (Centro de Estudos de. População e Sociedade, da Universidade Lusíada e da Universidade do Porto) e a Faperj ( Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa, do governo do estado do Rio de Janeiro) assinaram convênio para cooperação sistemática entre instituições brasileiras e portuguesas no estudo das migrações. No âmbito desse acordo
foi realizado o 1.º Seminário Internacional sobre Imigração Portuguesa no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

No intuito de contribuir para o entendimento das questões assinaladas naquela op ortunidade, apresentei, no seminário de 2006, ocorrido na cidade do Porto, sob os auspícios do Cepese um estudo de fontes, intitulado "Relalções e registras sobre a imigração portuguesa no Rio de Janeiro: uma análise crítica das fontes".

Tal estudo pretendeu, em primeiro lugar, recuperar aspectos político-administrativos da imigração no Brasil dentro da perspectiva temporal enunciada, e em segundo lugar, elaborar uma análise pormenorizada de uma das fontes que hoje integra o fundo documental da Divisão de Polícia Marítima Aérea e de Fronteira, pertencente ao acervo do Arquivo Nacional, no caso, as listagens de vapores.

Propunha-se de um lado, o estudo das rotas, da diversidade tipológica e dos aspectos materiais da documentação, e de outro, uma análise crítica dos dados coletados.

No sentido de adensar o estudo anterior e responder às questões surgidas na pesquisa, neste trabalho sistematizou-se uma análise comparativa de dois diferentes corpus documentais pertencentes ao acervo do Arquivo Nacional: a conhecida listagem de vapores, do fundo DPMAF, e os pouco estudados Registros de Imigrantes da Hospedaria da Ilha das Flores, do fundo do Departamento Nacional de Povoamento.

No caso das citadas fontes, foi contemplado o período entre 30 de março e 30 de abril de 1884. E, a fim de melhor compreendê-las e dar suporte a novas interpretações, foram consultados os relatórios ministeriais da pasta da ·agricultura, nos anos de 1881 a 1885.

Portanto, o texto que ora vem a público, muito além de demonstrar o potencial das fontes citadas, cumpre o triplo objetivo de perscrutar suas informações e, dessa forma, possibilitar novas hipóteses de pesquisa, para finalmente apreender algumas particularidades da imigração portuguesa no Brasil.