Estudos

EMIGRAÇÃO (A) PORTUGUESA A EMIGRAÇÃO PORTUGUESA DO DESENVOLVIMENTO EURO-AMERICANO

Miriam Halpern Pereira
Documento PDF A EMIGRAÇÃO PORTUGUESA A EMIGRAÇÃO PORTUGUESA DO DESENVOLVIMENTO EURO-AMERICANO.pdf

Para quem se começou a interessar pelo movimento migratório entre Portugal e o Brasil no século XIX e nos primórdios do XX desde meados da década de 60, é com enorme prazer que venho acompanhando o notável progresso da historiografia neste domínio. Esse progresso tem-se processado mediante investigação quase paralela de ambos os lados do Atlântico, permitindo confrontar fontes complementares e unir as duas extremidades do mesmo processo. Tudo isto não foi o resultado de um plano organizado, como poderia ter acontecido, mas resultou apenas da lógica inerente à pesquisa dos historiadores. O que é em si um fenómeno historiográfico interessante. Quando, em 1992, eu organizei juntamente com Maria Beatriz Nizza da Silva e Maria Ioannis Baganha o 1.º Colóquio sobre Emigração e Imigração, realizado em Portugal, pensou-se que logo se seguiriam outros. Mas de facto só decorridos 14 anos surgiu este segundo colóquio sobre emigração, restrito neste caso ao Brasil.

Múltiplas e diversificadas abordagens regionais e locais contribuíram nestes últimos anos para uma análise mais rigorosa das várias facetas da emigração, esclarecendo vertentes fundamentais, imperceptíveis nas fontes de âmbito nacional. Contudo, os movimentos migratórios são um processo global, cujas interacções estão longe de estar suficientemente estudadas. Tem-me preocupado ultimamente o facto de após se ter investido em estudos muito aprofundados,
fundamentais e renovadores, com frequência não se regressar à uma perspectiva global enriquecida pelas pesquisas sectoriais. Essa visão de conjunto e a resposta às grandes questões tem ficado demasiadas vezes entregue apenas à divulgação mediática. Devemos nesse aspecto sermos capazes de seguir a lição de Eric Hobsbawn, para não citar senão um exemplo.

Pareceu-me interessante ensaiar uma abordagem genérica, de componente comparativa, sem qualquer pretensão exaustiva, evocando alguns aspectos globais do fenómeno migratório. Na enfâse que cada país ou região do mundo dá à parcela do movimento migratório em que se esteve ou continua envolvido, com frequência tem sido esquecido esse contexto da globalização as correntes migratórias e a sua inserção na geo-estratégia do desenvolvimento intercontinental.