Estudos

EMIGRAÇÃO AÇORIANA E O BRASIL EM FINAIS DO SÉCULO XIX E INÍCIOS DO SÉCULO XX. O CASO DO DISTRITO DE PONTA DELGADA (1895-1902)

Susana Serpa Silva
Documento PDF Emigração açoriana e o Brasil em finais do século XIX e inícios do Século XX. O caso do distrito de Ponta Delgada (1895-1902).pdf
Os estudos publicados sobre a emigração açoriana ocorrida em finais do século XIX e inícios do século XX, comprovaram já a viragem definitiva, durante este período, dos emigrantes insulares rumo ao Havaí e aos EUA, em detrimento do Brasil.1 Alguns autores falam mesmo desta época como o “1º ciclo norte americano”. Todavia, não se afigura bem elucidado o papel que o Brasil continuou (ou não) a desempenhar como destino da emigração açoriana. A própria leitura ou enquadramento por ciclos faz esbater os desvios e as exceções quanto às tendências dominantes, pois ainda que tenha sido maioritária e procura da América do Norte, outros rumos eram demandados pelos habitantes das ilhas que, para mais, não eram homogêneos nas escolhas dos destinos de acolhimento. Assim, o objetivo deste pequeno trabalho, que parte de uma rigorosa consulta dos registos de passaporte do distrito de Ponta Delgada, entre os anos de 1895 e 1902, é o de tentar perceber, numa abordagem que se pretende vir a prosseguir, se a procura do Brasil se tornou mesmo residual ou inexistente entre os emigrantes açorianos e, ainda, se é possível detectar quem foram aqueles que persistiram na procura das terras da América do Sul.