Estudos

AVENCAS NA CAATINGA E ALECRINS NOS CANAVIAIS: A PRESENÇA PORTUGUESA NA MÚSICA DE CHICO BUARQUE

Leila Medeiros de Menezes
Documento PDF Avencas na caatinga e alecrins nos canaviais - a presença portuguesa na música de Chico Buarque.pdf
Lançando um novo olhar para a questão das relações Portugal-Brasil, ousaremos assumir a história do tempo presente como motivo para as nossas reflexões e discussões. Assumiremos a palavra poética do compositor Chico Buarque de Holanda em duas de suas canções – Tanto mar e Fado Tropical, essa em parceria com Ruy Guerra – por as considerarmos exemplares para falar não só da herança lusitana presente em todos os cantos e recantos do Brasil, mas também no trato da questão política que marcava Portugal e o Brasil nos anos de mil novecentos e setenta: Revolução dos Cravos em Portugal e Ditadura Civil-Militar no Brasil. Considerando as duas composições que servem de objeto de análise, o veio político é mais evidenciado em Tanto Mar, onde Chico, apesar de fazer uso de metáforas de deslizes de sentido é bastante enfático em suas colocações. Cruzaremos o campo do político com o campo da cultura popular, tomando a música como forma de manifestação política e de mobilização popular. O fado, símbolo maior da representação da alma portuguesa, marca todo o lirismo que trazemos no nosso “sangue lusitano”.