Estudos

PORTUGUESES, ITALIANOS E FRANCESES NOS CÍRCULOS ARTÍSTICOS DE BELÉM DO PARÁ (1880-1920)

Aldrin Moura de Figueiredo
Documento PDF Portugueses, italianos e franceses nos círculos artísticos de Belém do Pará (1880-1920).pdf
Nos fins no século XIX, a elite intelectual paraense e os apreciadores das artes viam na pintura, em especial no retrato, uma espécie da narrativa visual enunciadora de civilidade. O gênero do retrato, associado à pintura de história e às paisagens rurais e urbanas invadiu e movimentou um novo mercado das artes, universo crescente na sociedade da borracha. Artistas-viajantes, muitas vezes migrantes, especialmente italianos e franceses, trouxeram a Belém, mais do que suas famílias, um novo modo de vida e, ao mesmo tempo, atuaram como mediadores no exercício intelectual de exploração dos limites do olhar. Cenas e horizontes inventados pelos traços da pintura, lugares contrastantes com a realidade vivida, capazes de reter a contemplação dos expectadores eram buscados pelos compradores de telas e retratos.