Estudos

PROCESSOS (OS)DE EXPULSÃO COMO FONTES PARA A HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO PORTUGUESA NO RIO DE JANEIRO (1907- 1930)

Lená Medeiros de Menezes
Documento PDF Os processos de expulsão como fontes para a História da Imigração Portuguesa no Rio de Janeiro (1907- 1930).pdf

Variadas são as fontes sobre a e(i)migração. Para além daquelas mais conhecidas, que possibilitam a visualização de movimentos e fluxos, outras permitem acrescentar dados novos ao estudo dos processos migratórios, ensejando que a dialética entre o quantitativo e o qualitativo, bem como entre o individual e o coletivo, tracem novos contornos na epopéia em que se constituiu (e se constitui) a partida de milhares de homens e mulheres em busca da concretização do sonho de um futuro melhor em terra estrangei;a. No caso português " ... drama de ontem e de anteontem".

No Brasil, foram os estudos sobre a escravidão e, principalmente, sobre o impacto dos processos de abolição e transição para o trabalho livre na empresa cafeeira que despertaram o interesse pelos estudos históricos sobre a imigração. Em um primeiro momento, os olhares direcionaram-se para o campo e para o florescimento do café no oeste paulista. A imigração urbana, por conta dessa priorização, permaneceu secundarizada - quando não esquecida. A tendência ao silenciarnento foi mais irnpactante na cidade do Rio de Janeiro , capital do Império e da República, cujo processo imigratório repousava nos fluxos orientados de Portugal, negligenciados por urna historiografia que se dedicava a privilegiar nacionalidades mais distanciadas cultural e lingüisticarnente.