Estudos

RELEVÂNCIA (A) DAS FONTES ORAIS NO ESTUDO DO FENÔMENO IMIGRATÓRIO

Andréa Telo da Côrte
Documento PDF A Relevância das Fontes Orais no Estudo do Fenômeno Imigratório.pdf

De modo geral, o tema da emigração portuguesa tem merecido pouca atenção por parte dos nossos historiadores, tendência que começa lentamente a se reverter, e que tem como marco principal, no Brasil, a celebração dos 500 anos do descobrimento. Em particular no Rio de Janeiro, destaca-se a criação do Pólo de Pesquisa das Relações Luso-Brasileiras, cuja revista sinaliza a existência de novas linhas de pesquisa sobre o tema, agregando pesquisadores das mais diversas áreas.

Essas iniciativas ainda não são capazes de preencher o vazio existente na historiografia brasileira acerca desse tema, o que está relacionado à delicada que estão da identidade nacional. Será que ainda não nos diferenciamos suficientemente dos portugueses para encará-los -os imigrantes-como objeto de estudo , livre das paixões étnicas? Ou será porque, conforme propõe Eduardo Lourenço, essa imigração prolonga a presença colonizadora portuguesa no Brasil?(Lourenço, 2001).

De toda forma o marco dos 500 anos vêm funcionando como lugar de reflexão sobre a formação do povo brasileiro, dando voz a todos os grupos étnicos que atuam no espaço que se entende como Brasil. Dessa maneira, aprimora-se o questionamento sobre o conjunto da imigração portuguesa e sua contribuição para a transformação do espaço e da sociedade brasileira.

 Apesar disso, a historiografia brasileira, ainda não refletiu devidamente sobre o papel dos imigrantes portugueses na construção do espaço nacional brasileiro no período republicano.