Estudos

IMIGRAÇÃO (A) PORTUGUESA PARA SÃO PAULO: TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS

Maria Izilda Santos de Matos
Documento PDF A imigração portuguesa para São Paulo trajetória e perspectivas.pdf

As recentes projeções sobre os fenômenos migratórios vislumbram o estabelecimento de uma nova ordem demográfica. Não se pode prever todo o seu desencadeamento e amplitude, mas projetam-se vetares de deslocamentos e pólos de atração. Fronteiras foram abertas para a livre circulação de mercadorias, capitais, informações e não podem ser fechadas para as pessoas.

A América, em particular o Brasil, que foi pólo de atração de eimigrantes, chega ao novo milênio em outra posição . Como tudo que desempenha a função de revelação dos conflitos e crises por que passam certas áreas, as migrações internacionais também criam oportunidades de reavivar as questões em torno do tema e recuperar sua trajetória na história.

A produção sobre a imigração é ampla, diversificada e vem sendo enriquecida por abordagens que analisam aspectos diferenciados da questão, assim, pode ser considerada como privilegiada pela produção historiográfica. A imigração ibérica tem instigado pesquisadores, sendo que a maior parte das pesquisas focaliza o Rio de Janeiro, onde sem dúvida a presença dos portugueses foi numericamente significativa e marcante .