Estudos

EMIGRAÇÃO (A) PARA O BRASIL ATRAVÉS DOS LIVROS DE PASSAPORTES DO DISTRITO DO PORTO (1º SEMESTRE 1926)

Maria João Cerqueira da Costa Ferreira
Documento PDF A Emigração para o Brasil através dos livros de Passaportes do Distrito do Porto (1 Semestre 1926).pdf

A presente comunicação tem por objecto proceder a uma análise do fenómeno de emigração para o Brasil, no ano de 1 926 (1.º semestre) , no distrito do Porto.

Para a sua concretização analisaram-se fontes manuscritas - Livros de Registos de Passaportes do Governo Civil do Porto.

Esta fonte permitiu, embora de uma forma parcial, visto terem sido analisados apenas os registos de passaporte referentes aos primeiros seis meses do ano de 1 926, desenvolver alguns raciocínios em volta do apuramento numérico dos emigrantes do distrito do Porto no referido ano, os quais se concretizaram a partir de sete variáveis: quantidade, distribuição por sexos, estado civil, grupos de idades, profissões, naturalidade dos emigrantes e principais destinos dentro do Brasil.

Nesta fonte, os dados aparecem formalmente divididos em duas partes: uma à esquerda, onde está registado o número do passaporte, com os sinais particulares do emigrante (idade, estatura, rosto, sobrolho, cabelos, olhos, nariz, boca, cor) ; da outra parte consta a data de saída, o destino, nome do emigrante, nome dos pais, naturalidade, residência, estado civil e profissão .