Estudos

EMIGRAÇÃO (A) DO DISTRITO DO PORTO PARA O BRASIL (1880-1882). PRELIMINARES DE UM ESTUDO

Maria José Ferraria
Documento PDF A Emigração do Distrito do Porto para o Brasil (1880- 1882) preliminares de um estudo.pdf

O fenómeno da emigração marca, desde cedo, a História do Povo Português, que desde tempos remotos busca longe da Mãe Pátria melhores condições de vida, aventura e cria o mito da saudade.

Miguel Torga, um dos maiores escritores portugueses do séc. XX, também ele emigrante no Brasil durante os anos de sua juventude escreveu: "Quem nunca se sentiu a mais na própria terra, a ponto de ser obrigado a deixá-la e a procurar na distância o calor que ela lhe nega, mal pode compreender o que significa esse golpe na consciência, essa vergastada no amor-próprio, esse sentimento dorido de todo o filho segregado do lar materno."

Não é preciso muito para conseguirmos imaginar a massa de homens, mulheres e crianças, que arrebatados pelo sonho de urna vida melhor, acorreram ao chamado e partiram para além do Oceano, com os poucos bens que possuíam. A viagem, longa e cansativa, parecia não os assustar. As dificuldades seriam muitas, mas dificilmente superiores às vividas na sua terra mãe . À noite , quando os barcos largavam as amarras e lentamente rasgavam as ondas, por entre as lágrimas e os gemidos dos que partiam e o desgosto e a saudade já sentida pelos que ficavam, a História da Emigração para o Brasil começava a ser escrita.