Estudos

EMIGRAÇÃO (A) DO NORTE DE PORTUGAL PARA O BRASIL EM 1912: O CASO DE TODAS AS PARTIDAS

Ricardo Rocha
Documento PDF A EMIGRAÇÃO DO NORTE DE PORTUGAL PARA O BRASIL EM 1912 O CASO DE TODAS AS PARTIDAS.pdf

O presente trabalho pretende fazer uma análise de âmbito essencialmente quantitativo, quanto à emigração que, a partir do Governo Civil do Distrito do Porto - entidade, então como agora, responsável pela emissão de passaportes em Portugal -, partiu para o Brasil no ano de 1912. A pesquisa que permitiu recolher os dados que aqui apresentamos, realizada no âmbito do nosso trabalho de doutorado em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e do projecto de investigação do CEPESE, intitulado A Emigração do Norte de Portugal para o Brasil, foi integralmente feita a partir dos livros de registo de passaportes e maços de processos de passaportes existentes no Arquivo Distrital do Porto, cruzados com os dados oficiais dos Anuários Estatísticos e Demográficos publicados pelo Estado português. 

presente trabalho presidem três balizas essenciais: a cronologia (ano de 1912): o universo (emigrantes cujo passaporte foi emitido pelo Governo Civil d o Porto); e o país de destino desses mesmos emigrantes (Brasil) . Procuraremos, dessa forma, perceber qual a importância do ano de 1912 em termos da emigração portuguesa, de e para onde se dirigiam especificamente esses indivíduos, e qual o seu perfil socioeconómico.

A riqueza informativa que nos é prestada pelos registos e processos de passaporte transforma-os numa fonte valiosa. Basta apenas referir que, além dos dados de carácter macro-analítico aqui apresentados, dispomos, para cada emigrante, do respectivo nome completo, e do nome dos pais, sendo que nos processos de passaporte encontramos, ainda, outros elementos, como registos sanitários e cartas de chamada, que ajudam a completar o perfil pessoal de cada um que partia.