Estudos

TRÊS MULHERES EM SEUS TEMPOS: VIVÊNCIAS DE PORTUGUESAS NO BRASIL, DA COLÔNIA AOS NOSSOS DIAS

Etelvina Maria de Castro Trindade
Documento PDF TRÊS MULHERES EM SEUS TEMPOS VIVÊNCIAS DE PORTUGUESAS NO BRASIL, DA COLÔNIA AOS NOSSOS DIAS.pdf

Após muito tempo de atenção aos destinos coletivos, pode-se afirmar que o indivíduo está novamente presente nas reflexões dos historiadores. Dentro dessa nova preocupação, o gênero biográfico vem ganhando espaço em estudos voltados à restauração do papel dos indivíduos na construção dos laços sociais, trazendo à tona a temporalidade onde se desenrolam as vidas humanas, sem descartar a influência do contexto maior em que os sujeitos estão inseridos. Faz-se, assim, uma "história pessoal que não tenta substituir outras formas de história . . . nem é um substituto para o estudo do comportamento coletivo, instituições e comunidades, mas sim, seu complemento". Diferentemente da biografia tradicional que priorizava demasiadamente o indivíduo,
fazendo a história dos grandes vultos, essa nova abordagem busca hoje articular as trajetórias individuais aos contextos nos quais elas se realizaram, como via de mão dupla. Nesse caso, a biografia pode desenvolver, além das interpretações sobre a época em viveu certo personagem, outras perspectivas que mostrem suas experiências particulares, passagens pitorescas de sua vida e, até mesmo, suas emoções e sentimentos mais ocultos.

Por esses motivos, a história de três portuguesas radicadas no Brasil, em épocas diversas, que se valeram da pena enquanto vivenciavam a ambigüidade que todo imigrante experimenta, é um rico campo de análise das representações específicas do processo imigratório, em que se entrecruzam as vivências abandonadas e a inevitável construção de uma identidade diferenciada.

As cartas da primeira, os artigos da segunda e as reflexões da terceira nos permitem uma aproximação com essas personagens que, ao relatarem seus pensamentos e seu cotidiano, fornecem coordenadas para uma análise, não só de sua vivência pessoal, mas das conjunturas em que viveram e do papel das mulheres naquelas sociedades.