Estudos

IMIGRANTES PORTUGUESES EM SÃO PAULO: HISTÓRIA ORAL

Alice Beatriz da Silva Gordo Lang
Zeila de Brito Fabri Demartini
Documento PDF IMIGRANTES PORTUGUESES EM SÃO PAULO HISTÓRIA ORAL.pdf

Falamos de migração, movimento de pessoas que deixam o país de origem em caráter definitivo ou por tempo longo.

Falamos de emigrantes, pessoas que deixam sua terra natal em busca do sonho de uma vida melhor, ou para alcançar a liberdade.

Falamos de imigrantes, que se radicam em nova terra procurando se integrar, mas também preservando traços culturais do país de origem, mantendo vínculos que não se rompem.

Falamos de imigrantes portugueses que se dirigiram ao Brasil, país descoberto, colonizado e governado por Portugal até a independência, em 1822. Um país de mesma língua, religião católica majoritária, considerado até a década de 1960 como o destino natural dos portugueses desejosos de deixar seu país. Segundo o mito, era o país da árvore das patacas, onde o enriquecimento seria possível.

Falamos de imigrantes vindos de Angola e Moçambique no período 1970- 1 980.

Conhecer a imigração portuguesa para São Paulo, no período reprblicano, constitui o objeto de estudos do Centro de Estudos Rurais e Urbanos (Ceru) . Buscamos delinear as características dessa imigração, conhecer a vivência e a experiência dos imigrantes e, em última análise, apreender o sentimento de identidade dos portugueses no Brasil.

A migração é um fenômeno complexo, podendo ser visto como um fato coletivo e como uma experiência pessoal. Pode ser estudada de várias formas, sob perspectivas as mais diversas e com base em fontes também diversas: fontes escritas ( dados censitários, imprensa, correspondência, documentos vários, romances etc.), fontes orais, fontes iconográficas, observação participante. As fontes podem ser preexistentes, ou criadas pelo·pesquisador.