A Emigração de Portugal para o Brasil

Nesta área poderá efetuar uma consulta pelo nome (completo ou não) e naturalidade do(s) emigrante(s) que pretende pesquisar. Para a obtenção da data de emissão do passaporte, n.º de passaporte, e localização do documento original em arquivo, deverá contactar o CEPESE através do email cepese@cepese.pt, indicando o n.º de ID do(s) registo(s) pretendido(s). Todos os contactos relativos a esta base de dados deverão ser feitos exclusivamente pela via indicada, e não através de telefone ou nas instalações do CEPESE.

 

INFORMAÇÕES

Antes de entrar em contacto connosco, deverá ler as informações abaixo indicadas:

1. Para realizar pesquisas não necessita de realizar qualquer registo/cadastro no nosso website.

2. O CEPESE não realiza qualquer tipo de pesquisas.

3. O ID é o número que aparece na primeira coluna de cada registo e corresponde ao número interno de identificação do titular ou acompanhante, e não ao nº de passaporte.

4. Todos os dados pessoais estão disponíveis através dos links encontrados no final da página. O CEPESE não possui quaisquer outros dados à exceção da localização do passaporte físico em Arquivo Distrital. Não possuímos qualquer informação sobre certidões de nascimento/óbito, porém, poderá encontrá-las fisicamente no respetivo Arquivo Distrital, mediante a consulta da série documental “Processos de Passaportes”.

5. Deverá indicar exclusivamente através do e-mail cepese@cepese.pt, quais são os IDs sobre os quais pretende obter informações dos dados de localização. Apenas indicaremos os dados do passaporte e a sua localização no respetivo Arquivo Distrital. Além das informações disponibilizadas, iremos indicar o número de passaporte, o livro e o arquivo distrital onde o mesmo se encontra, não enviando qualquer imagem/documento em anexo.

6. Relativamente aos acompanhantes, o CEPESE não dispõe de mais dados, uma vez que não existem mais informações nos passaportes dos titulares.

7. Não dispomos de indicações quanto à freguesia dos emigrantes. A informação da freguesia apenas poderá aparecer numa outra série documental do Arquivo Distrital do Porto – “Processos de Passaportes”, série que não foi trabalhada no projeto do CEPESE, já que nos dedicamos exclusivamente aos Livros de Registo de Passaporte, onde só constava o concelho de naturalidade.

 

ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS

Tendo em consideração o elevado número de pedidos de informação relativos a registos de passaportes, que obriga à afetação de recursos humanos próprios para o efeito, e ainda a necessidade de manutenção da infraestrutura física e digital associada à base de dados, que implica elevados custos, informamos que, a partir do dia 01 de janeiro de 2022, iremos aumentar os preços para 15 (quinze) euros, no caso de pedidos de um único ID, e de 13 (treze) euros por pedido sempre que forem solicitadas informações de dois ou mais IDs.

O pagamento terá de ser realizado obrigatoriamente por transferência bancária, sendo os dados fornecidos por e-mail depois de indicarem o número de IDs pretendidos.