Estudos

“PODES VIR QUE AQUI ESTOU A TUA ESPERA”: A VIAGEM E A MALA DO E/IMIGRANTE NA LITERATURA EPISTOLAR. PORTUGUESES EM SÃO PAULO (1890 E 1930)

Maria Izilda Santos de Matos
Documento PDF Podes vir que aqui estou a tua espera - A viagem e a mala do e-imigrante na literatura epistolar. Portugueses em São Paulo (1890-1930).pdf
Incorporando uma perspectiva da história cultural, estes escritos discutem a presença dos e/imigrantes portugueses em São Paulo (1890 e 1930), através da análise as cartas de chamada e demais correspondências localizadas no Memorial do Imigrante de São Paulo e em arquivos europeus. A análise particulariza nas referências aos preparativos da saída, a travessia e a mala da viagem, bem como a constituição de redes na sociedade de acolhimento. Estas reflexões incorporam o diálogo da investigadora através de redes internacionais, envolvendo polos de pesquisadores portugueses (REMESSAS – Rede de Emigração da Europa do Sul para América do Sul), espanhóis (Grupo de Pesquisa de Escritas das Mobilidades do SIECE – Seminário Interdisciplinar de Estudos sobre a Cultura Escrita– da Universidade de Alcalá/Espanha e Centro de Estudos da Emigração Galega, da Universidade de Santiago de Compostela), italianos (Archivio Ligure della Scritura Popolare, da Universidade de Genova) e brasileiros.